O Dia de Doar

O Dia de Doar é um grande movimento para promover a doação no Brasil. É uma mobilização que promove um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo.

Como é um movimento, não é centralizado: a marca, os vídeos, o jingle, os cartazes e os mais diversos tutoriais são todos disponibilizados para quem quer participar da campanha se apropriar dos materiais e criar sua própria iniciativa. Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação - seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, empresas, etc.

 

Em 2020, no dia 01 de dezembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.

 

No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 72 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190.

 

Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa "terça-feira da doação". Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).

O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.

 

E quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

Conselho

O Dia de Doar 2020 conta com um Conselho de especialistas que apoiam o movimento na construção de estratégias, alianças, captação de recursos, e com muita inspiração! Conheça quem são os conselheiros e conselheiras

Andrea Wolffenbutel

Beatriz Bouskela

Carolina Aquino

Cris Oestreicher

Erika Sanchez Saez

Isabel Ache

Jefferson Pedroso

Joana Ribeiro Mortari

Luísa Lima

Márcia Woods

Marcos Pinheiro

Marina Pechlivanis

Pamela Ribeiro

Patrícia Lobaccaro

Paula Fabiani

Rafael Maretti - Base

Rafael Marques

Raquel Rogoschewski

Richard Sippli

Roberta Faria

Sami Elia

Sandro Andrade

Sara Mellão

Silvia Daskal

Thaís Beldi

Thaís Nascimento

Resultados

Clique na imagem abaixo, acesse os infográficos com os resultados do Dia de Doar nos anos anteriores e inspire-se para fazer uma mobilização ainda mais engajadora em 2020!

Realização

Organização

Parceiros Estratégicos

Parceiros de Comunicação

Quer ser parceiro do Dia de Doar?

Nossos parceiros são empresas e organizações que ajudam a financiar esse grande movimento nacional, seja com doação direta de recursos ou prestando serviços que nos permitem alavancar a campanha nacionalmente. Se sua empresa ou organização quer ser parceira do Dia de Doar, escreva para contato@diadedoar.org.br.