Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Baixe aqui a versão em PDF das perguntas frequentes do #diadedoar 2017.

O #diadedoar - é uma campanha para promover a solidariedade e a cultura de doação no país. Em 2017 será realizada no dia 28 de novembro, e todos podem participar!
O #diadedoar surgiu em 2012, nos Estados Unidos, com o nome #GivingTuesday. Foi criado pela organização 92Y com a proposta de ser um contraponto às datas comerciais #BlackFriday e #CyberMonday, e é sempre na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a primeira edição foi realizada em 2013, com o nome #diadedoar, e desde 2014 o país faz parte da rede global.
A data do #diadedoar muda todos os anos, mas é sempre na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças. Este ano será dia 28 de novembro, alinhado com a campanha global #GivingTuesday.
Já são mais de 35 as campanhas do #diadedoar pelo mundo. Tem #diadedoar em todos os continentes, e em países como Estados Unidos, Índia, Itália, Inglaterra, Austrália, Quênia, Tanzânia, Suíça, Armênia, Rússia, e muitos mais!
São muitas as maneiras: - Se você é um indivíduo e quer doar ou promover uma ação de doação no #diadedoar, acesse aqui; - Se você vai promover o #diadedoar dentro da sua empresa, veja neste link como participar; - Faz parte de algum órgão público? Temos sugestões para você, olha aqui; - Você é estudante, ou faz parte de uma escola, e quer mobilizar para o #diadedoar? Veja aqui as sugestões que temos para você. - Também temos sugestões para as famílias e para as igrejas que querem se envolver no #diadedoar e promover a solidariedade entre os brasileiros; - Muitas cidades estão se juntando, em campanhas integradas. Confira nossas dicas aqui. - Ah, já sei! Você é de uma organização da sociedade civil, uma ONG! Então você não pode perder a oportunidade de estimular sua rede de doadores no #diadedoar! Confira aqui algumas ideias!
Porque você vai inspirar milhares a seguir o seu exemplo! No dia 28 de novembro, se você vai doar, se a sua empresa, organização ou comunidade vai fazer alguma ação de doação, divulgue nas mídias sociais (facebook, twitter, instagram, etc.) usando a hashtag #diadedoar. Quanto mais você divulgar, mais sucesso terá a campanha e mais pessoas serão tocadas pela sua ação! E, de quebra, vai ajudar a promover a cultura de doação no Brasil!
O #diadedoar é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que querem promover a cultura de doação no país. Quer acompanhar nossas ações? Veja aqui.
A campanha do #diadedoar não é de uma única organização. É de todos: indivíduos, famílias, organizações da sociedade civil e empresas que queiram apoiar a iniciativa. Qualquer um que siga os princípios do #diadedoar pode participar.
Pode não, deve! O #diadedoar é uma campanha que encoraja que cada um organize sua própria iniciativa. Desde que alinhadas com a campanha, todos podem utilizar a marca e materiais disponibilizados aqui no site.
Pode! Você tem toda liberdade para criar a sua hashtag, e construir a narrativa da sua própria ação do #diadedoar. O que é importante é também utilizar a hashtag #diadedoar, pois assim a sua campanha estará integrada à de todo mundo, e nós conseguiremos medir o resultado do #diadedoar em todo o país.
Vocês captam recursos? Podem doar para minha organização/causa?
Sim. Aliás, você deve! As organizações devem efetivamente fazer campanhas de captação de recursos financeiros, promovendo ações para pedir a doação no #diadedoar, para que indivíduos e empresas tenham quem apoiar no #diadedoar.
Não há cobrança pelo uso da marca e dos materiais, apenas pedimos que registre a ação (fotos/texto/vídeo) e a compartilhe conosco para colocarmos nas mídias sociais, utilizando a hashtag #diadedoar.
Sim. Conduzir uma campanha demanda recursos. Se você quer contribuir para que a campanha que promovemos tenha ainda mais impacto e alcance mais pessoas e organizações em todo o país, pode contribuir com isso. Caso você queira doar para a campanha, escreva para contato@www.diadedoar.org.br.
Usar a campanha, logo, hashtag ou materiais para outras iniciativas que não sejam relacionadas ao #diadedoar.
Pode, afinal a cultura de doação se faz com muito mais do que com apenas dinheiro. Mas as organizações da sociedade civil se financiam a partir de doações, então se for possível provocar sua rede a doar recursos financeiros, isso será muito importante para a organização que você quer apoiar! Aproveite o #diadedoar e estimule a doação financeira!
Crie uma campanha, na sua empresa, usando o logo do #diadedoar e apoiando uma ação social. Quanto mais criativa melhor! Caso a empresa mantenha uma fundação ou instituto, sugerimos que a campanha apoie ao menos uma outra organização que não suas próprias ações. Dê visibilidade para sua campanha do #diadedoar e conte-nos como foi. Veja mais aqui.
Doe seu tempo e sua energia articulando uma campanha para que outras pessoas de sua rede doem recursos! Pesquise na internet outras iniciativas que usam poucos recursos (já viu a campanha do “abraço grátis”?). Seja voluntário em organizações de sua comunidade. Ideias não vão faltar. E conte para nós como foi! Confira mais ideias aqui.
Para postar no site e inspirar mais pessoas a seguir seu exemplo. Quanto mais pessoas inspiradas, maior é o impacto social que podemos gerar juntos.
Entre em contato conosco no e-mail contato@www.diadedoar.org.br ou no telefone (11) 3042-9693 - é o telefone da ABCR, que gerencia o dia-a-dia do #diadedoar.
Todo dia é dia de doar. E você pode começar sua campanha antes, e isso é muito comum, justamente para que o #diadedoar seja o grande auge, quando todo o país estará falando sobre a importância de doar para organizações da sociedade civil.
O #diadedoar quer inspirar mais e mais pessoas, engaja-las e, por isso, quanto mais informação melhor! Você pode compartilhar conosco fotos, textos, depoimentos, vídeos, seu papel (líder, apoiador, participante), o que foi arrecadado, quanto foi arrecadado, se já fez isso antes, e se sim, quais os resultados anteriores. Também se cadastre em nosso site para termos seu e-mail e contato para futuras ações. Conte sua história de como você fez a diferença neste dia.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.